31/12/20

Habitação Loft

Recentemente os arquitetos da Utopia desenharam um projeto de reabilitação de um armazém industrial e sua conversão em habitação de tipo loft.

O conceito de loft

A palavra loft tem-se tornado usual na língua portuguesa e traduz um conceito que proveniente dos Estados Unidos e Reino Unido. No significado original loft representava o espaço de habitação no andar de cima de uma fábrica ou oficina. Era também o espaço onde se guardava o feno nas instalações agrícolas. No fundo permanece sempre esta ideia de usar um andar superior com ligação aberta ao andar inferior. Ao mesmo tempo, pode-se dizer que permanece sempre o caracter de espaço onde se dá a produção agrícola ou industrial de algo.

A História dos Lofts

Na segunda metade do século XX é também comum nas comunidades artísticas a existência de ateliers ou estúdios de trabalho que partilham esta ideia de dois pisos unidos por um pé-direito duplo. Pintores, escultores e artistas plásticos em geral habitavam estes espaços onde trabalhavam simultaneamente. Ora, ser precisamente esta cultura predominantemente francesa que ocupará o imaginário de todos. Nos anos 70, fundamentalmente em Nova York, torna-se comum a utilização de espaços industriais obsoletos pelos artistas locais. Na realidade o baixo custo destes espaços permitia aos artistas a sua utilização para trabalho e habitação em simultâneo. Ora, estes espaços serão chamados precisamente de lofts uma vez que partilhavam esta ausência de divisórias e um mezanino habitado com vista sobre a zona de produção.

Nos últimos anos, e como resultado da extraordinária experiência espacial que o loft representa, surgem inúmeras soluções de espaços habitados em antigos edifícios industriais agora direcionados para um cliente de luxo, sofisticado e que pretende o máximo conforto. Tudo isto obviamente mantendo a imagem e a leitura espacial de antigo espaço de armazém ou produção.

O projeto de arquitetura do Loft

O projecto de arquitectura assenta na manutenção da estrutura existente e sua adaptação de modo a integrar uma habitação com o máximo de conforto. Mantém-se todavia o caracter amplo e industrial da construção existente ( "open-space" ). Uma habilidosa conjugação de pátios permite inundar de luz os espaços.
Tudo é aberto e fluido. Só a garagem se encontra isolada. com acesso pelo exterior. 
O piso 0 possui um corredor que liga cozinha, casa de banho de serviço, sala de jantar, sala de estar, escritório e lavandaria. uma escada permite subir desde a sala de estar para o mezanino dedicado às crianças. O piso 1 recebe os quartos das crianças com mezaninos e o quarto principal com terraço.
Todos os quartos têm casa de banho privativa. Todos os espaços têm luz natural.

Imagens do atelier

Melhor do que descrever é sempre desfrutar das imagens onde ainda sem mobiliário se revela a pureza da arquitectura do loft. Nesta casa tipo loft todas as funções são sugeridas e a luz circula livremente num espaço livre de divisórias.

Habitação tipo Loft - Porto

Habitação tipo Loft - Pátio

Habitação Loft - vista desde a sala


Habitação tipo Loft - Corredor

Habitação tipo Loft - Sala de Estar


Habitação Loft - Escada do Mezanino
Habitação Loft - Cozinha e sala de jantar


Habitação Loft - Cozinha e corredor

Habitação Loft - Escada para os quartos

Habitação Loft - Quartos

Habitação Loft - Quarto e terraço


Habitação Loft - Escada


Para mais informações sobre o projecto visite a página da casa loft 

Sem comentários: