22/04/20

Reabilitação de Edifício no Porto

A contratação dos Arquitectos da Utopia
O antigo Edifício da Junta de Freguesia de Cedofeita foi alugado pelo Ministério da Administração Interna. O M.A.I. necessitava instalar a esquadra de polícia da PSP do Porto e nesse sentido lançou um concurso público para obter a melhor proposta. Os arquitectos e engenheiros da Utopia foram assim consequentemente escolhidos através deste concurso público, uma vez que possuíam a melhor proposta.

O Edifício existente
O edifício existente possuía graves patologias estruturais decorrentes de algumas intervenções anteriores mal concebidas.  Apresentava fissuração grave nas alvenarias de granito e deformação dos elementos de betão armado. O edifício é classificado uma vez que foi elaborado pelo arquitecto Júlio de Brito, autor de obras como o Coliseu do Porto ou o teatro Tivoli.

A estratégia de reabilitação do projecto de arquitectura
O projecto de arquitectura procura restaurar todos os elementos patrimoniais do edifício e garantir que o espírito da concepção original se mantém, adequando-o às necessidades de conforto actuais. Foi criada uma cave e reforçada a protecção sísmica e de combate a incêndios, ambos essenciais nestes edifícios.

A importância da Flexibilidade de uso
Foi dado especial relevo pelos projectistas à questão da flexibilidade. O uso administrativo anterior é agora adaptado para uso operacional pelos agentes de autoridade da PSP. Quando a arquitectura é cuidada os edifícios têm uma vida mais longa que os usos a que dão suporta. Esta intervenção procura acentuar esta estratégia, preparando o edifício para as necessidades de flexibilidade futuras que se venham a revelar necessárias. Este aspecto é particularmente importante em edifícios públicos.

A Reabilitação
A recuperação de imóveis históricos obedece assim a metodologias de trabalho que por uma lado salvaguardem o património histórico arquitectónico, mas que por outro mantenham os edifícios funcionais e úteis nos dias de hoje.

Mais informação poderá ser encontrada na pagina dos arquitectos da Utopia que apresenta a Reabilitação de Edifício no Porto.

















Sem comentários: