Foi-nos dada oportunidade de reabilitar e ampliar uma fábrica na zona industrial da Maia. Desenhar uma fábrica é um exercício de máximo rigor a todos os níveis: orçamental, funcional e de segurança. A nossa estratégia assentou em tirar partido destes mesmos aspectos e usá-los enquanto expressão da arquitectura dos espaços. A linguagem do edifício é assim a própria expressão do rigor orçamental, da perfeição nos processos produtivos e da segurança como prioridade máxima.
O desafio de produzir em segurança
A estrutura desta unidade industrial, os revestimentos e os pavimentos utilizam coloração que se destaca completamente dos produtos armazenados e da farda dos funcionários aumentando a visibilidade no transporte de material e reduzindo a possibilidade de acidentes de trabalho.
A higiene e limpeza é também uma prioridade dada a produção de produtos farmacêuticos. Apostou-se num piso completamente liso e antiderrapante permitindo uma limpeza excecional.
O respeito pelo ambiente
A sustentabilidade ambiental é um tema que atravessa hoje todas as indústrias. Ao mesmo tempo a procura de soluções de baixo impacto ambiental são também aquelas que a longo prazo menores custos têm. Para além da salvaguarda das áreas exteriores permeáveis, foi fundamental a criação de coberturas preenchidas com iluminação zenital que permitem baixar os gastos de iluminação em 80% e a climatização em 20%. Se incorporarmos o impacto do conforto nos trabalhadores e a redução de acidentes de trabalho estes números seriam ainda mais impressionantes.
Há que salientar que um "layout" bem organizado reduz custos de produção e em paralelo custos ambientais.
O respeito pelo ambiente é hoje uma condição para uma unidade industrial operar e um benefício económico.
O licenciamento Industrial
O processo de licenciamento desta unidade industrial foi executado de acordo com os novos procedimentos para licenciamentos industriais, permitindo tempos de avaliação bastante mais reduzidos.
O impacto do projeto de arquitetura
É certo que os projetos de especialidades condicionam extraordinariamente o projeto de arquitetura desta unidade industrial. Mas esta é precisamente a razão fundamental para reconhecer a importância do arquiteto num contexto desta natureza. Por ser maior a contingência mais importante é que o seu trabalho seja rigoroso.
Deste modo, a utilização de uma arquitetura de qualidade numa unidade industrial permite valorizar a marca da empresa e os seus produtos perante o público, os colaboradores e os clientes.
Unidade Industrial - Armazenamento |
Fábrica de gases medicinais |
Fachada da Fábrica de produtos Farmacêuticos |
Unidade Industrial |
Interior da nave industrial |
Interior da Indústria Farmacêutica |
Sem comentários:
Enviar um comentário