13/11/17

Casas de luxo em Matosinhos

Podemos sempre dizer que a procura do detalhe perfeito é uma busca interminável no trabalho de qualquer arquiteto. Ora o projeto destas 5 casas de luxo é talvez um exemplo perfeito dessa busca.

O projeto de loteamento
Para um cliente exigente propusemos em primeiro lugar uma relação cuidada com o contexto urbano, gerando um ambiente de tranquilidade onde a arborização e a privacidade podem conviver. O desafio era manter toda a cércea urbana mas garantindo uma diferenciação pela qualidade e leveza das construções. O projeto nasce assim devidamente enquadrado num loteamento junto ao mar, tirando partido das vistas esplendorosas da cobertura.

O projeto de Arquitetura
A Habitação em banda é fundamental para a evolução e crescimento dos espaços urbanos de qualidade. Contudo, é importante salvaguardar que a rigidez destes conjuntos não transformem a vida urbana numa experiência monótona. O desafio do projeto de arquitetura é o de gerar a diversidade no seio da regra. Ora, foi precisamente esta abordagem que nos permitiu proporcionar uma fachada onde a leveza e a amplitude gerassem diversidade formal em todo o conjunto.

As Casas de Luxo
Sendo o luxo um tema que muito temos trabalhado, as abordagens a que este obriga são também sempre distintas. Neste caso tratou-se de relacionar um programa extenso para cada casa com a Natureza interior e exterior.
À leveza da fachada acrescentamos varandas protegidas do vento e radiação solar. São no fundo espaços exteriores que garantem luz em cada espaço interior e uma nova zona de transição para colocação de espécies vegetais. O conforto térmico torna-se perfeito e a presença de uma arquitetura sustentável uma realidade.
Um pátio interior surge enquanto jardim de inverno, incorporando um jardim vertical e um jardim mineral. As espécies vegetais e a luz zenital entram assim pela habitação dentro gerando conforto e modernidade.
No terraço podemos desfrutar de uma zona de cobertura vegetal que enquadra a paisagem marítima de Matosinhos.
No primeiro piso quatro quartos com casa de banho privativa. No piso do rés-do-chão encontramos a sala de estar, sala de jantar e cozinha numa estratégia flexível que permite que os espaços encerrem e se abram mediante portadas.
Nos meios pisos podemos encontrar um jardim mineral suspenso de inspiração japonesa e uma pequena biblioteca e escritório.
 No piso inferior encontramos um quarto de serviço com casa de banho privativa, garagem para 4 carros e a sala e casa de banho de apoio à piscina.
Neste endereço é possível conhecer mais em detalhe as Casas de Luxo de Matosinhos.

Por uma arquitetura sustentável
Este projeto é também uma afirmação de que é possível gerar uma arquitetura luxuosa a partir de princípios ecológicos onde a eficiência energética e o conforto térmico andam a par com a busca por uma arquitetura mais amiga do ambiente. Assim, o recurso aos jardins verticais, à cobertura vegetal, aos jardins minerais, às proteções solares que geram um comportamento solar passivo são os instrumentos que o arquiteto possui para gerar uma arquitetura moderna de qualidade e excelência.



Fachada das Casas de Luxo de Matosinhos.

Acesso ao Jardim de Inverno e jardim mineral suspenso.


A biblioteca e escritório dão acesso ao jardim.

O jardim vertical das casas de luxo de Matosinhos

A sala de estar e o espaço de jantar amplo e luminoso

A piscina e os jardins exteriores das casas de luxo de arquitetura sustentável.