31/01/13

Orçamento de Projecto de Arquitectura

Recentemente a ordem dos arquitectos publicou um documento chamando à atenção dos arquitectos, clientes e profissionais para a importância de discriminar rigorosamente e do modo mais exaustivo possível os serviços de arquitectura. A Utopia - Arquitectura e Engenharia Lda manifesta o seu total apoio a esta postura. É fundamental discriminar do início ao fim todo o processo que leva até à conclusão de uma obra e aquilo que se deve esperar no que aos custos, prazos e serviços incluídos diz respeito. Poderá consultar aqui a descrição detalhada de um projecto de arquitectura.

Fases do Projecto de Arquitectura

Um projecto de arquitectura tem sempre várias fases: Programa Base, Estudo Prévio, Ante-projecto, Projecto Base, Projecto de Execução, Assistência Técnica. Cada fase necessita um determinado tempo proporcional à dimensão e complexidade do projecto. Esse tempo está também profundamente relacionado com o número de horas necessárias para desempenhar as tarefas no atelier de arquitectos. Exija esta informação e compare bem estes valores. Em seguida abordaremos cada uma das fases de modo breve para que se torne um pouco mais claro o que se projecta ou desenha em cada uma delas.

Programa Base
É muitas vezes desvalorizado mas as consequências de um mau programa base podem ser bem graves. O inverso também é verdade. Um bom programa base é meio caminho andado para um excelente projecto e a satisfação das expectativas do cliente. Trata-se no fundo de uma simples descrição dos espaços, das funções a desempenhar nos mesmos, das áreas globaise das preferências mais específicas apontadas pelo cliente. Em alguns casos deverá ser acompanhado de um estudo de viabilidade demonstrando as condicionantes legais a impor ao projecto.

Estudo Prévio
O Estudo prévio inclui fundamentalmente desenhos e maquetes virtuais ou físicas contendo a primeira aproximação ao projecto. Deverá ser objecto de ajustes para que o projecto se torne perfeitamente adaptado às necessidades do cliente.

Ante-projecto
A fase de ante-projecto inclui as condicionantes legais e os pareceres prévios das várias entidades necessárias à aprovação do projecto para além da Camara Municipal.

Projecto Base
Quando o projecto estiver ajustado a todas as necessidades do cliente e entidades externas está pronto para ser licenciado. Ao projecto anexo ao pedido de licenciamento dá-se o nome de projecto de licenciamento ou projecto base. É um conjunto de documentos escritos e desenhados segundo condicionantes técnicas e legais para aprovação da Câmara Municipal respectiva.

Projecto de Execução
O projecto de Execução é um conjunto coerente e coordenado de desenhos e peças escritas contendo todos os requisitos técnicos para executar uma obra e orçamentar uma construção. Assim deverá conter desenhos gerais, desenhos de pormenor, mapa de acabamentos, mapa de medições e caderno de encargos. Serve para fazer um concurso entre construtores e deverá também servir de base ao contrato entre o cliente e o construtor.

Assistência técnica à obra
Os imponderáveis do mercado, as imprevisibilidades do terreno ou qualquer dado novo colocam duvidas técnicas durante o decorrer de qualquer obra. Esse facto deverá ser acompanhado pelo arquitecto e as visitas à obra são absolutamente necessárias para esclarecimento de dúvidas durante a construção.

 Nos próximos posts abordaremos questões como projectos de especialidades, prazos, fiscalização de obra e calculo de honorários que no fundo completam a informação sobre o orçamento. Contudo exija sempre clarificação sobre estas fases que qualquer orçamento de projecto de arquitectura deve ter.